Você já deve ter "brincado" de preencher um SUDOKU, não é mesmo?
Se você nunca brincou ou mesmo nem conhece o SUDOKU, saiba que ele é um quebra-cabeça baseado na disposição lógica dos números de 1 ao 9. O SUDOKU inicia com algumas pistas, o que permite uma indução ou dedução dos números que preencherão os quadrados vazios. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada, entre 1 e 9. Além disso, para solucionar o problema, é necessário um pouco de raciocínio lógico e tempo disponível.
Alguns SUDOKUS são fáceis de resolver, pois já apresentam boas pistas iniciais, Porém existem os mais "cabeludos", como o que foi chamado de "o mais difícil do mundo", criado pelo matemático finlandês Arto Inkala. O tal SUDOKU tem nota de dificuldade ‘11’ se comparado aos Sudokus normais, que são classificados em níveis de 1 a 5.
Mas, você sabe porque este, em especial, é considerado tão difícil?
Se você já brincou de SUDOKU, sabe que deve preencher os quadrados em branco com números que são deduzidos a partir das casas já preenchidas, chamadas de pistas. Só que neste há mais de um número que poderia ser colocado em cada quadradinho, o que faz com que você analise as opções antes de preenchê-los.
E aí, que tal resolver o quebra-cabeça? Tente! E, se desistir, acesse a reportagem e confira o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário