terça-feira, 18 de junho de 2013

Banner contendo o projeto desenvolvido pelo Pibib na escola.


A ARTE DE CONTAR, BRINCAR E APRENDER 

 

INTRODUÇÃO:

O PIBIB é um programa de iniciação a docência, que da suporte aos estudantes de graduação dos cursos de licenciatura. O mesmo objetiva inserir esses alunos-bolsistas nas escolas de educação básica, para que conheçam e participem e contribuam no processo de ensino aprendizagem. Dentro deste pressuposto fez-se necessário a inserção de novas atividades que compreendessem a socialização e a superação das dificuldades em ler. Para que este torne-se uma prática prazerosa, a elaboração deste projeto busca enfatizar os contos de histórias como ação pedagógica, para brincar, aprender e relaxar, partindo do interesse do aluno, a visão do mesmo para está estratégia, bem como, os desafios lançados por nós à eles. 

OBJETIVO:

 Proporcionar ao aluno bolsista oportunidades de interação escolar, visando o desenvolvimento de potencialidades básicas da aprendizagem, bem como a relação entre conhecimento acadêmico e a prática educativa. 

 METODOLOGIA:

O trabalho na escola iniciou com o diagnóstico prévio das dificuldades no processo de ensino aprendizagem, posteriormente foram planejadas semanalmente atividades lúdicas, com jogos, brincadeiras, contos e recontos de histórias, que proporcionaram ao aluno um atendimento individual, diferenciado e ainda ações coletivas. Com isso os mesmos superam gradativamente suas dificuldades. 






 

 RESULTADOS:

Atendemos aproximadamente , 80 crianças no coletivo, com contação de histórias, palestras e gincanas, e ainda 20 crianças com atividades individuais, buscando recursos para atender as mais diversas dificuldades de aprendizagem, seja na leitura, escrita e operações matemáticas. Percebeu-se mudanças significativas nos alunos com relação as suas atitudes, auto-estima, participação nas atividades em sala de aula e recreativas. Os mesmos buscam cooperar para que o ambiente escolar seja mais agradável. Segundo relatos informais de alguns professores, os alunos vem superando gradativamente suas dificuldades de aprendizagem. 

 CONCLUSÃO:

Quando o aprendente consegue compreender a importância da prática da leitura, envolve-se com os livros de maneira tão natural, que ler nada mais é do que um hábito prazeroso. O programa despertou no aluno o interesse pelos livros e pelas histórias fator fundamental para desenvolver habilidades de leitura, isso permitiu que as crianças entrassem no mundo da letras e por conseqüência da escrita. O PIBID está voltado para que a qualidade de ensino eleve-se nas avaliações nacionais. E, na escola o projeto promoveu melhorias na aprendizagem dos alunos e em todo seu contexto.bem como na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

 BIBLIOGRAFIA: 

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. REVISTA PÁTIO. Ano VIII, numero 24. Julho/Setembro 2010. Impresso no Brasil. Artmed Editora S.A REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, pg 25;44. Janeiro/Março 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário